Umumbigo


diálogos do nada
Julho 25, 2009, 2:15 pm
Filed under: livros | Etiquetas: , , ,

” — Não. Nunca fui senhor dessa confiança e não sou tão novo como tu. Anda daí. Acaba lá com essas tolices e fecha a porta, anda. Eu sou daqueles que gostam de ficar até tarde no café — disse o criado mais velho. — Com todos aqueles que não têm vontade de ir para a cama. Com todos aqueles que precisam de luz à noite.

— Pois eu quero ir para casa deitar-me.

— Somos de raças diferentes, nós. — tornou o outro, que já trocara a farda pelo fato vulgar. — Não é só uma questão de mocidade e de confiança, embora essas duas coisas sejam preciosas. Todas as noites me custa fechar porque pode haver alguém que precise deste café.”

— Hombre, há para aí tabernas abertas toda a noite.

(…)

Fechando a luz eléctrica, continuou a falar consigo próprio. «É a luz, claro, mas também é preciso que o lugar seja limpo e agradável. Música não se quer. Claro que não se quer música. Nem se pode estar a um bar com dignidade, embora seja o mais indicado para certas horas. De que teria ele medo? Não, não era medo, nem pavor. Era qualquer coisa que ele conhecia muito bem. Era o nada e o facto de homem ser igualmente nada. Era só isso. E tudo quanto ele necessitava era de luz e de uma certa limpeza e arrumação. Alguns viviam num meio semelhante e nunca davam por isso, mas ele sabia que tudo se reduzia a nada y pues nada y nada y pues nada. Nada nosso, que estais no nada, nada seja o vosso nome, venha a nós o vosso nada seja feito o vosso nada assim no nada como no nada. O nada de cada dia nos dai hoje e perdoai-nos o nosso nada, assim como nós perdoamos os nadas, não nos deixais nada do nada, mas livrai-nos do nada; pues, nada. Salve nada cheia de nada, nada está convosco.» Sorriu-se e entrou num bar, onde se postou diante de uma reluzente máquina de café.

— Que há-de ser? — perguntou o homem do bar.

— Nada.

Otro loco más — disse o homem do bar, afastando-se.”

Ernest Hemingway, As neves de Kilimanjaro

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: