Umumbigo


o Gato
Abril 14, 2012, 2:55 pm
Filed under: nostalgias

VIII

Do gato pouco se sabia. Entrou, certo dia, pela janela da cozinha. Aninhou-se debaixo da cadeira do canto. Maria gostou dele, Mariana tentou afastá-lo. Grávida de Lucília, queixava-se que a menina nasceria com pelo no nariz. Cassandra advertira-a para os perigos da intimidade entre mulheres prenhas e animais de rua ou de tetos e Mariana temia. Fora com o gato, chegou a hora. Maria sorria, catando-lhe as últimas pulgas e cantarolando ladainhas em círculos dançantes.

O gato chamava-se Gato. Dormia muito e ronronava quando Petrúcio passava a contemplar o ar. Mariana olhava-o demoradamente. Invejava-o de alguma forma informe que não sabia definir. Percorria-lhe o corpo franzino com olhar minucioso. Parava nos olhos fixos, quase incandescentes. Sabia que ele lhe diria algo importante que não poderia ler ou escrever e crescia em perturbação. Invejava-lhe o andar balanceado e despreocupado, os dias abandonado ao sol, a entrega selvagem com que se encontrava com outros gatos lá fora, a terra nas patas, a língua a experimentar flores vermelhas e  os caninos em forma de punhal nos caules verdes.

Então decidiu segui-lo. Da cozinha à porta, da porta ao portão, do portão à rua que descia para o café. Dessa rua virou à esquerda, da esquerda a um atalho emoldurado por copas sibilantes a vento em redemoinho, daí até ao fim do caminho. E aí, vendo o gato saltar um muro esburacado, pôs as mãos na barriga e pensou que, se não sabia ainda compreender um animal silencioso,  não saberia cuidar Lucília.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: