Umumbigo


Ana Enes
Julho 8, 2012, 3:37 pm
Filed under: nostalgias

XIII

Os olhos amendoados de Ana Enes prometiam muitos mundos. Então, seguindo a ordem natural das coisas, Zózimo, Gaspar e Muriel apaixonaram-se.

Num fio de ouro, Muriel usava ao peito o último dentinho de leite que lhe caíra em criança. No braço esquerdo tatuara uma caveira-amor, emaranhado de facas, rosas e corações indestrutíveis. Tudo dedicado a Ana Enes. Amor de aço. Amor carnal. Amor-dor. Segurava o dentinho entre o indicador e o polegar, fechando o punho da outra mão com energia apaixonada, um quê de violência, e repetia mentalmente: é que um dia Ana Enes gostará de mim. Era uma alegria arrebatadora segui-la com o olhar aflito de emoção, enquanto exercitava músculos e alongava ossos na terra batida em frente à casa de Ana.

Mas não é preciso ajoelhar no milho para acreditar em Deus, diria Zózimo. Não demonstrava a insanidade de ardência que ganhava alguma forma, uma praga que crescia interiormente e incendiava a paz de espírito. Zózimo aparentava serenidade e paciência e, no geral, vivia contente. Não é preciso ajoelhar no milho, tudo virá. Nada viria.

Gaspar não saberia, numa fase inicial, se era amor o que sentia. Era?, talvez não. Duvidou uns meses. Ana Enes parecia sorrir-lhe com algum carinho. Duvidou novamente, até que concluiu numa manhã límpida que sim, claro que sim, se  tudo era tão claro, nunca poderia ser um talvez e era redondamente um sim eterno, juro-te, agora e para sempre, mas já Ana ia mais adiante.

Antes de adormecer para não mais acordar e entre o pensar as filhas e a carta que faltava escrever, Maria refletiu ainda que a união certa entre um homem e uma mulher era rara de acontecer – não a tivera com Petrúcio – e que em todo o caso já a presenciara: entre o caos e azar da vida de Ana Enes houvera um momento em que isso acontecera. E fora embora. Melhor teria sido não acontecer, murmurou, quando Petrúcio se voltou para o lado contrário e continuou a dormir.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: