Umumbigo


tempero
Julho 23, 2012, 9:12 pm
Filed under: nostalgias

XIV

A chuva cai de baixo para cima, o mar enrola do areal para o horizonte, da frente para trás com forte rebentar de ondas frias, num silêncio ensurdecedor que acorda os ouvidos.

Petrúcio abriu os olhos depois do estalido nos tímpanos e olhou Maria. Pousou os pés frios no chão aquecido pelo sol que saltava a janela e sentiu-se febril. Saiu do quarto e estranhou que Maria ainda dormisse, observando a ausência de panelas ao lume e roupa ensaboada no tanque. Encontrou Lucília no jardim, brincando com um sardão, e disse-lhe: acorda a tua avó.

E Lucília obedecerá, com a alegria natural de uma criança que se vê com permissão para saltar em cima de uma cama adormecida a gritar bom dia, bom dia!, enrolando os pés pequenos no lençol. Mas ao quinto salto Maria não se mexe, ao sexto salto o olá de Lucília é já histérico, quase assustado. Ao sétimo salto olha pela janela e já grita num fio de voz por alguém. Não quer acordar, avô. Por que não acorda?

Maria, abanou Petrúcio com violência. Mandou Lucília para fora e caiu no chão quente. Como não pudera acudir. Sentiu a cabeça em voltas de luz branca e pensou que de pouco lhe valeria a metafísica, teria que cumprir agora o concreto. Concluiu que tinham batatas, tomate do quintal e alguma carne. Não tem que ser muito difícil, murmurou, enquanto se dirigiu para as panelas para cozinhar o almoço. Lucília gritava lá fora, embalada pelo abraço de incredulidade de Mariana. Quando o azeite começou a ferver, Mariana desabou num choro convulsivo. Dentro de portas, Petrúcio tirava os olhos das batatas com entrega minuciosa e pensava no epitáfio, na madeira do caixão e fotografia para emoldurar sobre a campa. Os dias continuam, murmurou, cortando com rapidez rodelas de cebola e chorando lágrimas como tempero.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: