Umumbigo


táxi
Abril 2, 2014, 7:20 pm
Filed under: nostalgias

CXXIV

Detestava que pensassem que todos os taxistas eram faladores. Queria apenas conduzir e pouco lhe interessava a conversa. Por isso mesmo, nunca respondia.

Numa manhã atribulada de trânsito, como todas as outras, entra Guida ofegante no táxi, comendo sílabas enquanto atira depressa o destino. Não acredito que adormeci, tenho uma entrevista, vou ser cabeleireira! Já fui freira, acredita?, e agora quero correr o mundo a cortar cabelos. E  vejo que o seu está a precisar de um corte. Se quiser, deixo-lhe o meu contacto e experimenta o serviço. Mas olhe, acha que conseguimos estar lá daqui a quinze minutos no máximo? Maldito despertador, não acredito que adormeci. Ai Jesus, ai vida.

O taxista segue mudo, de olhos postos no carro da frente, demonstrando agilidade e visivelmente acelerando a marcha à medida que a passageira sobe nos níveis de ansiedade. E de repente, depois de dois minutos calada a observar o condutor e ao reparar que não há música a tocar, Guida entra verdadeiramente em estado de pânico.

– Mas você é surdo? – chegando-se ao ouvido do taxista – É SURDO? – e vendo-o olhá-la de lado, imperturbável. – Mas se é surdo estou tramada, vamos morrer. Não ouve os sinais à volta, não ouve buzinadelas, não tem um sentido fundamental para conduzir, é muito perigoso! Ai Meu Deus, pelo amor da Santa eu quero sair, pode um taxista ser surdo, eu QUERO SAIR, PÁRE O TAXI POR FAVOR – Guida em gestos expansivos do tamanho de todo o trânsito.

Então adivinhando que aquela mulher abriria a porta em andamento, ele diz-lhe: – Acalme-se, não sou surdo. Só não quero conversar consigo. Chegamos em treze minutos, respire e prepare-se para a entrevista.

Foi isto que falaram na primeira vez.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: