Umumbigo


dualidade
Abril 30, 2014, 3:14 pm
Filed under: nostalgias

CLIII

– A Helga tem um problema de dualidade. – sorri de bata branca. – Vamos prender o cabelo em dois. De um lado, cortarei curto, do outro permanecerá comprido. Quando se angustiar com uma decisão, mude de vida. Terá a Helga das decisões certas e a Helga das decisões erradas. Tudo correrá bem para uma, tudo correrá mal para outra. – sorri enternecido. – Não há problema nenhum, é o destino de cada uma delas. Verá que viverá tranquila, o que quase ninguém consegue. Serão no fundo duas Helgas, não terá que debater-se para ser apenas uma inteira certa e errada num equilíbrio doente. Poderá acertar tudo de um lado, errar tudo do outro. Não é isto um bom remédio? E é mesmo só isto, um corte de cabelo. Não precisa de tomar nada mais. Está curada.

– Isso foi já testado com alguém?

A sorrir muito – Sim, comigo mesmo. Olhe: De costas, o braço de bata branca aponta o meio do pescoço – do lado direito, o cabelo é mais comprido do que o do lado esquerdo. A diferença é ténue, é preciso olhar com muita atenção. Já virado de frente, o rosto iluminado olhando o seu, Helga repara que as metades de cabelo são também diferentes. Não está despenteado, são dois dele.

– Quando já não tiver que pensar que são duas Helgas, quando for já natural, a diferença do corte vai diminuindo. Será tão ligeira como o que vê em mim. Na verdade, ninguém repara – pisca-lhe um olho.

– E é feliz?

– Sou feliz, garanto-lhe que será também – a sorrir cada vez mais. Helga sorri também.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: