Umumbigo


gritar
Maio 10, 2014, 3:58 pm
Filed under: nostalgias

CLXIII

De noite começou a gritar no quintal. Num dia sem dormir, como muitos outros, arrastou-se até fora de casa para sentir o ar, e de repente vê-se berrar. Os vizinhos assustaram-se e logo viraram-se para o outro lado para prosseguir o novelo do sono. Violeta sentiu-se melhor e adormeceu num pestanejar depois de regressar à cama, vendo Luís olhá-la com ar de interrogação: gritaste? caíste? sim. magoaste-te? não, dorme, dorme, vamos dormir.
No dia seguinte e de novo sem sono, veio pé ante pé até ao quintal. De novo, o grito. De novo, o alívio. Olhando as petúnias entre cebolas e agriões, rodou nos calcanhares descalços e de novo a cama, branca, e também uma marca pequena de terra nos lençóis. Luís não acordou, até amanhã.
Amanhã é hoje e Violeta não precisa de ficar muito tempo acordada até decidir a visita ao quintal, o grito alto, admirar como crescem os melões e melancias, e logo saltitar até ao quarto para dormir profundamente.
Uma semana depois, a vizinha bate à porta para falar com Luís e perguntar se tudo vai bem por ali. São os gritos que a preocupam? É Violeta, é uma terapia, fica melhor assim, peço a vossa paciência. A vizinha sai de mansinho, indo queixar-se a todos da desgraça de ter uma doida a viver ao lado que todos os dias vem mandar um berro valente cá para fora. E os cães que depois não se calam, coitadinhos se pensam que um ladrão mata alguém, querem avisar-nos, é uma consumição. Onde é que já se viu.
E Violeta já dorme sem acordar. Levanta-se mesmo a dormir para o grito noturno onde o ar é libertador e o silêncio frágil, quebrado como loiça de porcelana que racha mal toca no chão. Regressa sem cair nem se magoar à cama quente, onde Luís já não está.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: