Umumbigo


madrugada
Agosto 6, 2014, 11:19 pm
Filed under: nostalgias, Uncategorized

CCXX

Às quatro da manhã uma cadeira é algo diferente. Não é igual à cadeira que foi durante o dia. É qualquer coisa irreal e rara. É objeto de espanto e admiração. Os olhos fixam-se nela sem piscar.

Por perceber de forma muito nítida que o que é durante o dia não o é de madrugada, Lucília decidiu começar a analisar todas as suas questões – da vida prática e da vida espiritual – às quatro da manhã. O despertador tocava a essa hora para iniciar as tarefas, às cinco voltaria a dormir.

No primeiro dia cozeu um ovo. Olhou o borbulhar da água durante todo o tempo. Pareceu-lhe extraordinário o que ali ocorria. Levou ao tacho algo tão frágil. Se caísse seria uma mancha de gema e clara, agora era qualquer coisa mais forte fervendo. Mergulhou a colher para emergir o ovo. Inclinou-a depois só um pouco: viu-o cair no chão e rebolar contente. Só a casca estava rachada. O ovo inteiro. Antes tão frágil, agora isto. Pareceu-lhe a coisa mais poderosa dos últimos tempos. Comeu-o com prazer.

No segundo dia analisou a sua história com Lito. Pareceu-lhe pequenina e irrelevante e por isso se perdeu olhando a cama desfeita ainda quente. Na forma do lençol viu um ganso. Branco, elegante, esteticamente irrepreensível. Ficou olhando-o até o despertador soar: eram cinco da manhã.

No terceiro dia tentou pensar de novo Lito. Perdeu-se no toque dos pés no chão. Não lhe parecia ela ali. Sou eu aqui? A luz difusa. Os pés sentindo as rugosidades da madeira e o chão tão desigual, não era certamente aquilo que pisara durante o dia. Era o quê? Antes de encontrar a resposta, deu-se o regresso à cama.

No quarto dia já não se lembrou de pensar Lito. Pensou se haveria algum deus olhando-a naquele momento. Na eventualidade de um sim, olhou-se de soslaio nas portas de vidro avaliando se estaria bonita. Gostava de ver-se despenteada, sentiu-se bonita. Continuou percrustando o quarto, a casa. Como seria apaixonar-se por deus.

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: