Umumbigo


Noite dos mascarados
Fevereiro 18, 2016, 4:37 pm
Filed under: crónica

Gosto muito de todas as músicas do Chico Buarque. Ouço-o repetidamente e sei de cor muitas das letras. Há pelo menos uma em que não hesito um segundo nas palavras certas. Chama-se Noite dos Mascarados e oferece-nos um dueto maravilhoso com Elis Regina. Começa com uma pergunta: – Quem é você?

Imaginamo-nos num cortejo festivo de mascarados em que tentamos decifrar quem é quem. A Elis responde ao Chico: – Adivinha, se gosta de mim! Caem confettis nas nossas cabeças, a melodia envolve-nos.

Conhecemos esta folia de um período em que os dias e as noites ditam que sejamos outra coisa. Conhecemos esta folia por experiência pessoal ou meramente pelas imagens que vão passando na televisão, cheias de cor e barulho. Sabemos que quanto mais diferentes de todos nos apresentarmos, mais pontos teremos na avaliação do júri dos disfarces. E, mais importante do que tudo, multiplicar-se-ão as gargalhadas entre os amigos. Com sorte ganharemos algum prémio como uma viagem ou um vale de compras. A criatividade será recompensada.

Agora voam serpentinas azuis e amarelas no ar. A letra continua e diz-nos: “Mas é Carnaval! Não me diga mais quem é você! Amanhã tudo volta ao normal. Deixa a festa acabar, Deixa o barco correr.”

Voltar ao normal. Parece que aí todos os sonhos correm o risco de acabar. A realidade derrota a fantasia, não soubéssemos nós que por vezes há mais verdade na imaginação do que nos factos da regularidade. Então olhamos à volta para perguntar: quantas máscaras estão colocadas?

É uma pergunta fundamental que procura a liberdade.

Por isso adultero agora o final da Noite dos Mascarados para que o dia seguinte ao cortejo seja límpido como um cristal: Deixa o dia raiar, que hoje eu sou eu. Não há absolutamente ninguém que o possa ser por nós.

in Defesa de Espinho, 18 fevereiro 2016

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: