Umumbigo


Em trânsito
Junho 15, 2016, 10:38 pm
Filed under: crónica, impressões

Gosto de estar em trânsito. O voo pode ser longo e a escala uma mão cheia de horas, posso até ter que mudar de transporte várias vezes. Continuarei a gostar de estar em trânsito porque a verdade é que há raros momentos em que temos esta sensação de levitar no tempo e no espaço.

O nosso único objectivo é ir e chegar ao destino. E chegar ao destino, curiosamente, tem duas dimensões muito diferentes: pode ser só uma fase prática do GPS ou pode ser uma das reflexões mais profundas.

Em trânsito, somos movimento e uma flecha determinada. Quem viaja de um ponto para outro tem uma confiança absoluta no caminho. Sabe exactamente para onde ir. Quantas mais vezes sentimos esta certeza?

Os não-lugares enchem-se e esvaziam-se ao som de passos certos. Nestes lugares de transição, desenvolvo ainda mais o olhar atento. Tenho sempre uma curiosidade extrema pelos destinos dos outros. Quero saber  para onde vão e se falarão alguma língua que conheço. Se não nos compreendermos, talvez o sorriso nos possa aproximar. O traço que se esboça nos lábios e muda a fisionomia do rosto é um sinal de igualdade entre estranhos.

Poderemos até apanhar o mesmo avião e sair pela mesma porta para logo seguirmos caminhos diferentes na cidade. Quero saber quantos caminhos tem a cidade.

IMG_1321

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: