Umumbigo


tesouro
Maio 31, 2014, 10:01 pm
Filed under: nostalgias

CLXXXV

– O importante num tesouro não é o ouro, não é a prata, não são as pedras preciosas grandes como luas brilhantes. O importante num tesouro é encontrá-lo para voltar a escondê-lo.

Lucília manteve os talhares pendurados no ar, num assombro perante poesia que corta o jantar.

– O que vais esconder?

Lito abriu a boca para engolir uma batata. Na outra ponta da mesa e ainda de talheres no ar, como se aí pertencessem, Lucília viu-a ser esmagada pelos dentes e língua, e viu depois um grande sorriso de Lito. Sorriu também.

 



inúmeros
Maio 31, 2014, 4:02 pm
Filed under: de ler | Etiquetas: ,

“(…) Vivem em nós inúmeros, se penso ou sinto, ignoro quem é que pensa ou sente, sou somente o lugar onde se pensa e sente, e, não acabando aqui, é como se acabasse, uma vez que para além de pensar e sentir não há mais nada. Se somente isto sou, pensa Ricardo Reis depois de ler, quem estará pensando agora o que penso, ou penso que estou pensando no lugar que sou de pensar, quem estará sentindo o que sinto, ou sinto que estou sentindo no lugar que sou de sentir, quem se serve de mim para sentir e pensar, e, de quantos inúmeros que em mim vivem, eu sou qual, quem, Quain, que pensamentos e sensações serão os que não partilho por só me pertencerem, quem sou eu que outros não sejam ou tenham sido ou venham a ser.”

O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago